terça-feira, 1 de novembro de 2011

Escova Progressiva


Tudo que você quer saber sobre escovas progressivas hoje eu vou contar, e com propriedade porque é uma das minhas especialidades, além de ser fã.
Adoro progressivas é o que recupera meus cabelos a cada vez que decido mudar a cor, que não é esporadicamente...
Há muito mito sobre progressivas, há muitas contradições.
Ainda hoje há pessoas que tem medo de fazer esse procedimento nos cabelos.
Mas garanto é 100% seguro e eficaz, claro que devemos tomar alguns cuidados básicos, isso é necessário.

Alguns desses cuidados que você precisa tomar...

Primeiro de tudo, ver a percentagem de formol no produto que você ou sua cabeleireira vai usar nos seus cabelos, isso é muito importante pra sua saúde e a saúde dos seus cabelos.

A quantidade liberada pela Anvisa (Agência Nacional de vigilância Sanitária)é de 0,2%

Quase ninguém segue a recomendação da anvisa, nem cliente nem profissional, pois todos estão em busca de resultados, mas isso é perigoso.

Indico que o cliente peça ao seu cabeleireiro a embalagem do produto, e leia o rotulo,lá terá informações importantes, haverá o numero do químico responsável pelo produto, o que é importante caso algo de errado aconteça aos seus cabelos, se caso o profissional negar a você estas informações, desconfie do produto e o melhor é não usa-lo!

Se a progressiva tiver em sua formula mais que 3% de formol não recomendo usar, pois num curto período de tempo seus cabelos podem até ficar lindo, brilhante,macio, e extremamente lisos,mas depois vem as consequências, muito formol pode danificar seus cabelos, além de causar danos à saúde, danifica a cutícula dos cabelos, que é a parte mais externa dos fios, e deixa o córtex, a parte interna, bastante vulnerável ao ressecamento e perda da cor, além de quebrar com muito facilidade ou até cair, o certo é escolher progressiva segura, com a quantidade certa de formol, com bastaste queratina, com cremes hidratantes, isso garante um excelente resultado, devolve brilho aos cabelos, da força aos fios e alisa. 

Outra dica legal é quando você for se submeter a esse procedimento você tome bastante água, tome um copo de leite antes e depois da escovação(isso matem seu corpo hidratado, e protegido de prováveis enjoos causados pelo gás tóxico que é formado ao ativar o calor do secador no produto que estar nos cabelos)recomendo também que molhe uma toalhinha e coloque sobre rosto durante a escovação dos cabelos, isso filtra o tal gás tóxico, e ajuda também diminuir a sensação de ardor nos olhos, incômodos na boca e no nariz.

Nunca aceite que o profissional encoste o produto da escova progressiva no seu couro cabeludo, pois o contato direto do produto com o couro cabeludo pode acarretar alguns problemas,  como queimaduras,ardência,feridas,e descamação do couro cabeludo, o que muita gente pensa que é caspa,que se pegou caspa ao fazer a química, pura bobagem, caspa não se pega,muito mesmo por fazer uma progressiva,o que ocorre é que no procedimento, houve um contato direto do produto com seu couro cabeludo, como contem queratina, cremes hidratantes e o formol, ocorre a possivel queimação do couro cabelo, tipo uma descamação e é só.

Progressiva não causa caspa como muitos pensam, por isso é importante que se mantenha uma distancia de no mínimo 2 centímetros entre a raiz, e o restante do cabelo, isso previne qualquer acidente, digamos assim, e as tão indesejáveis casquinhas que geralmente surge logo após a progressiva, e nada que 1 ou 2 lavagens não concerte.

Hoje em dia existe milhares de progressivas, é progressiva de morango, de chocolate,de mel, tem a marroquina, a inteligente, tem progressiva de leite...enfim tem de tudo,mas pode ter certeza absoluta que a base é a mesma(silicone,acído cítrico,creme hidratantes,queratina,água deionizada e o principal, formol)

O que difere uma progressiva da outra geralmente é o modo de fazer, e o aroma nada mais...
Progressiva de MORANGO é diferente da de CHOCOLATE, sabe por quer?
R:Porque morango não tem cheirinho de chocolate(rsrsrsrs)e é só nada mais difere uma da outra.
O que difere uma progressiva inteligente de uma não inteligente?
A inteligente você pode lavar os cabelos no mesmo dia, logo após o procedimento, a não inteligente também pode, só que pelo fato de conter queratina em qualquer progressivas,os prossicionais sabendo que a queratina fica agindo nos nossos cabelos por 48 hrs, e é isso garante uma melhor hidratação aos fios, dizem a suas cliente que deixem o produto no cabelo por três dias, com a inteligente você também pode passar três dias com ela no cabelo, assim a queratina age as 48 hrs que ela precisa agir e consequentemente você obterar um melhor resultado, e é só isso nada mais.


A ESCOVA PROGRESSIVA


A escova progressiva chega a durar até 4 meses nos cabelos, isso se a pessoa tiver alguns cuidados especiais, como usar um shampoo sem sal, condicionador, e um creme hidratante de boa qualidade.

Nesse periodo dos 4 meses indico que a pessoa com progressiva evite usar shampoo anti resíduo, evite lavar os cabelos com água muito quente, se puder evitar químicas também, tal como tinturas, mexas também é legal ,isso garante a durabilidade da sua escova, e consequentemente a saúde dos seus cabelos.

A progressiva não é indicada para cabelos afros, pois esse tipo de cabelo tem fio poroso por tanto não é indicado por ter o perigo de ressecar ainda mais os cabelos,assim deixando-os mais porosos ainda, os deixando também fracos e quebradiços.

Esse procedimento não é indicado para crianças nem gestantes nem pessoas alergicas, nesse último caso é importante fazer um pequeno teste, que pode ser feito no anti braço, passe uma pequena quantidade do produto que vai usar nos cabelos na pele, deixe por meia hora se caso coçar,arder, ou sua pele ficar muito vermelha na região, não é indicado que faça a escova.

                      Sobre fazer ou não a escova progressivas em cabelo danificados:

Bom,há contradições alguns profissionais dizem não outros dizem sim,o melhor a fazer nesse caso é um teste numa mexa no cabelo, lave com anti resíduo, aplique uma quantidade do produto na mexa separada, deixe por 20 minutos, pegue essa mexa e tente estica-la, se ficar muito elastico o ideal é não fazer.

MAS A MINHA OPINIÃO PESSOAL É...

Se o produto for confiável não há nada melhor para cabelos danificados por outros prosseços químicos, ou não.
pela quantidade de queratina e chremes hidratantes que contem numa prograssiva isso só traz beneficios ao fio, sem contar que o formol além de alisar tambem hidrata.
Eu falo isso não descordando da opinião de outros profissionais, longe de mim, mas falo por experiencia própria,
Muita gente me pergunta como consigo mudar tanto de cor de cabelo num curto periodo de tempo sem danificar meus fios, e a minha respostas é:Progressiva.
Sempre que mudo a cor do meu cabelo, passo por uma descoloração dos fios, o que normalmente resseca o cabelo, muitas vezes já fiz duas descoloração num dia só para remover cores mais fortes, como preto e vermelho, e logo após as descolorações faço uma escova progressiva...e sempre deixou 2 dias, nisso já vejo cerca de 70% dos meus fios recuperados, logo após lava-los aplico nos cabelos a tintura...logo após faço outra progressiva, e pronto meu cabelo nem parece que passou por 3 ou 4 quimicas fortes, quando lavo e escovo normalmente lá estar nos meus cabelos de volta o brilho,maciez, e a força perdida após a descoloração, assim meus fios ja estão mais lios e fortes,por isso minha opinião q progresssiva pode sim ser feita em cabelos danificados sim, como pode ser feito também em cabelos ressecados, volumosos, e rebeldes por falta de hidratação e tudo mais.

O cabelo quimicamente tratado(cabelos tingidos, relaxados, descoloridos,e alizados)absorve melhor a progressiva do que um cabelo virgem,cabelo "virgem" têm fibras de queratina em perfeito estado, sem fissuras ou aberturas. Então, o produto da progressiva tem uma maior dificuldade de penetrar no fio e fazer efeito. Para atingir o resultado esperado, alguns profissionais realizam algum procedimento químico, como uma tintura ou um relaxamento, antes de fazer a escova progressiva.

Para se fazer uma boa progressiva inicia se com a lavagem dos cabelos,que é feita com shampoo anti residuos, lave o cabelo e exague por 2 veses, depois retire o excesso de água dos fios deixando-os quase secos, aplique o produto mexa a mexa, o cabelo não precisa ficar embebecido de produto não,o ideal é que fiquem úmidos com o produto, depois de cerca de 20 minutos começe a escovaçõa do cabelo,e pra finalizar passe a chapinha nos cabelo cerca de 5 vezes em cada mexa,isso garante uma penetração melhor do produto nos fios, outra dica bem legal também é você fazer outra chapinha no cabelo antes de lava-los, isso faz com que as cutículas do cabelo feche ainda mais, assim segurando o produto no interior do fio.
Obs:Não lavar os cabelos com ele ainda aquecido pelo calor da chapa, espere esfriar.

Quem faz progressivas dificilmente não gosta do resultado obtido, mas infelizmente nada é perfeito né?
Sim a progressiva tem um defeito, deixar nossos cabelos oleosos, se não houver um cuidado legal na hora da lavagem do cabelo, seus fios podem ficar com um aspecto pesado, aspecto sujo...e isso não é legal, é necessário fazer uma boa lavagem nos fios antes de modela-los.

Muita gente não sabe lavar o cabelo,e isso pode acarretar sérios problemas(para quem tem, e até pra quem não tem progressivas, mas isso é um assunto para uma próxima postagem)

Um cabelo nunca fica perfeitamente limpo se lavarmos apena uma vez, vejo muito,mais muito mesmo
as pessoas pegarem lavarem o cabelo apenas com uma aplicação de shampoo e acreditarem que estão limpos, cabelo nenhum, muito menos os oleosos, limpam assim, é necessário ao menos 2 lavagens, massageando muito bem o couro cabeludo com as pontas dos dedos (já mais com as unhas)depois de bastante espuma você pode enxaguar abundantemente, pode aplicar um condicionador e outra vez enxague muito bem, isso vai evitar que o cabelo com progressiva transmita o aspecto "SEBOSO"que a oleosidade oferece, só com uma perfeita lavagens dos cabelos transmitiremos o aspecto SEDOSO que todas nós mulheres queremos ter.
                                                Beijos
   Até breve... Cristina Mendes...

Um comentário:

  1. Até quem em fim algo que, de fato, me ajudou com minhas dúvidas. Obrigada, amri o post!♡

    ResponderExcluir